A Organização Indígena Instituto Kaingáng – INKA, vem divulgar a criação de uma petição nesta segunda, 25, para pressionar a tomada de providências cabíveis por Justiça e Resposta na Terra Indígena Serrinha (RS). Junte-se ao INKA e assine para que as violações contra o povo Kaingáng cessem de uma vez por todas!
Meses de alertas sobre o agravamento do quadro na Terra Indígena Serrinha e das denúncias realizadas aos órgãos responsáveis como a Funai, Ministério Público Federal e Justiça Federal, da cobertura pela imprensa sobre os problemas no local, obrigaram por fim, o Governo Brasileiro, que se mantinha tolerante até então, a empregar o uso da Força Nacional em Serrinha.
O INKA, presente na Serrinha há quase 20 anos, trabalhando com os temas de Educação e Cultura Indígena, organização gerida exclusivamente por mulheres Kaingáng, denuncia, através de sua petição, o domínio de lideranças culturalmente corrompidas na Terra Indígena Serrinha, financiadas pelo poderio extraído da concentração de terras indígenas, a custo da fome, da violência, da perseguição, mortes e pela prática da expulsão de famílias indígenas contrárias aos seus atos, para com isso, seguir impondo seus comandos pelo silenciamento e represálias no local.
Pedimos a apuração e devida punição dos responsáveis pelos acontecimentos graves ocorridos, pelo retorno das famílias expulsas de suas casas, pela devida atenção ao Conselho de Anciãos Indígenas de Serrinha e pela divisão justa e por igual das terras, levando ao desmonte do esquema ganancioso da concentração de terras indígenas que tem sido o principal financiador dos problemas.
Junte-se ao INKA nessa hora em que a Força Nacional se encontra em Serrinha por 30 dias, fazendo chegar esta petição e as assinaturas às autoridades envolvidas como a Funai, Procuradoria da República, Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Conselho Federal da OAB e outros.
A petição completa para assinatura e o vídeo do clamor de indígenas da Terra Indígena Serrinha por Justiça e Resposta pode ser acessado AQUI.
6 respostas
Que a justiça escute o povo que defende a terra e perceba quem apenas quer se benefíciar dela sem cuidados com o ambiente e com a vida humana.
Ok asinado
Assino com todo prazer
Olá sou do povo Gavião do Pará, e quero aqui deixa meu apoio aos meus parentes kaingang. Já chega de Genocídio já chega de derramamento de sangue.
O principal animal humano capaz de evitar a destruição é o índio, as mulheres indígenas e os povos originários da amerindia. O respeito à mãe natureza, a La Pachamama, é único respeito maior que aos povos indígenas. E para garantir o respeito à natureza temos que respeitar os povos originários.
Que seja respeitado nossos povos indígenas, os únicos guardiões espirituais das nossas terras, a eles devemos todo nosso respeito e admiração, sem eles nosso amado pais não seria o mesmo.
Que o solo da mãe Terra, da mãe natureza seja abençoado e pleno com a presença de nossos amados índios. Eu honro a existência de nosso povo indígena e me envergonho da atitude irresponsável e inconsequente dos homens de má fé.