NOTÍCIAS

Ponto de Cultura Kanhgág Jãre realiza Seminário Culturas Regionais Simbólicas

O evento digital da Organização Indígena Instituto Kaingáng – Inka, através do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre, foi ao ar neste sábado, 08 e domingo 09, pelo projeto Rede de Diálogos Interculturais, vencedor do edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022.

O Seminário Culturas Regionais Simbólicas incluiu dois dias de programação com as organizações integrantes da iniciativa, uma de La Paz, o Mestiço Cultural, na Bolívia, a Associação Cultural Waraji, de Guajará Mirim, na fronteira da Amazônia brasileira e boliviana, da Sociedade Independente Cultural (SIC) de Jaguarão, na fronteira Brasil-Uruguai e do movimento Fronteras Culturales, que atua nas fronteiras do Brasil com os demais países da América do Sul.

O evento apresentou o diálogo entre os coletivos a partir de audiovisuais produzidos pelas entidades em suas regiões contendo manifestações culturais simbólicas. Foram convidados para o primeiro dia do Seminário, o historiador Bruno Ferreira, indígena do povo Kaingáng, do Rio Grande do Sul, a docente pesquisadora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Gilvania Plácido Braule, a arquiteta e antropóloga, Leonor Cuevas, professora da Universidade San Andres, de La Paz, na Bolívia e professora Alai Garcia Diniz, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

No segundo dia, estiveram a professora de Estudos Internacionais e de Fronteiras da Universidad de La República, do Uruguai, Magdalena Curbelo, a professora de Gestão do Turismo da Universidade Federal do Pampa, Angela B. Ribeiro, e Diana A. Pereira, da PPG Estudos Latino-Americanos da Universidade da Integração Latino-Americana, do Brasil, e Auxiliadora dos S. Pinto, do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônica, da Universidade Federal de Rondônia.

Confira a programação do Seminário dos dias 8 e 9 de outubro na íntegra:

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *